Linhas de Vida de Retenção e Restrição de Quedas

O que são linhas de vida de restrição e de retenção de quedas?

Uma linha de vida pode ser de retenção e restrição, ou apenas de retenção, mas nunca apenas de restrição. Você sabe porquê? O objetivo de uma linha de vida no geral é a retenção de quedas, se ela não exerce com eficiência isso, podemos dizer que não é apta a ser utilizada.

Por isso toda linha de vida deverá ser de retenção de quedas, ou seja, evitar que haja a queda do trabalhador no chão ou colisão com máquinas e objetos. Garantindo a segurança do trabalhador no momento da queda.

A linha de vida ou SPCQ (Sistema de Proteção Contra Quedas) jamais pode ser apenas de restrição, pois o nome mesmo já diz ela serve para restringir movimentações que colocam o trabalhador em risco.

Para ser uma linha de vida é obrigatório que ela garanta a retenção de quedas.

Sobre a restrição, são utilizados muito em telhados e áreas de carregamentos de caminhões, seu dimensionamento e instalação é feito para que o trabalhador seja limitado a chegar nos locais de risco de acidente, dando acesso para ele apenas ao local de trabalho e inibindo os possíveis riscos.

Veremos abaixo, algumas linhas de vida de restrição de quedas e os principais erros, que devem ser evitados ao projetar este tipo de sistema.

Vale lembrar que é importante a contratação de empresa especialistas e com know-how para instalação de linhas de vida, pois se faz necessário um detalhamento e uma APR (Analise Preliminar de Risco) de cada local.

A ATLAS SAFE tem know-how de mercado para atender nossos clientes de maneira personalizada de acordo com suas reais necessidades, buscando a melhor solução em questão de praticidade de uso e acima de tudo segurança.

Conheça os nossos serviços.

As imagens abaixo foram retiradas da norma brasileira “ABNT NBR 16489:2017 – Sistemas e equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura – Recomendações e orientações para seleção, uso e manutenção”.

linhas de vida de retenção 

linhas de vida de restrição

restrição linhas de vida

atlas safe linhas de vida

 A figura acima representa um dos maiores erros cometidos por empresas que se dizem especialistas em instalações de linhas de vida e fornecem quantidades de linhas não suficientes para um trabalho seguro a fim de conseguir ganhar através de preço. Esse é o famoso exemplo que muitas vezes o barato sai caro.

Fonte Imagens: “ABNT NBR 16489:2017 – Sistemas e equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura – Recomendações e orientações para seleção, uso e manutenção”.

  Conte com a ATLAS SAFE. E para maiores dúvidas entre em contato! 😉
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Rolar para cima