Pontos de Ancoragem Prediais

De acordo com a NR18, deve ser feita instalações de pontos de ancoragem nas seguintes edificações:

18.15.56.1 Nas edificações com, no mínimo, quatro pavimentos ou altura de 12m (doze metros) a partir do nível do térreo devem ser instalados dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual […]

Mas afinal, o que são pontos de ancoragem?

pontos de ancoragem

Eles são destinados para garantir a segurança de trabalho em altura em difíceis acessos, como no caso de pavimentos com alturas mínimas de 12 metros onde não se faz viável a utilização de andaimes, etc. São os pontos de ancoragem que garantem o acesso em locais difíceis seja por cadeirinhas ou Acesso por Cordas, conhecido como o Alpinismo Industrial.

Os pontos de ancoragem devem:

  • Garantir a integridade dos operários;
  • Prevenir riscos nos processos operacionais;
  • Determinar medidas de proteção;
  • Determinar técnicas para a redução de riscos.

Não seja enganado, exija pontos de ancoragem fabricados em conformidade normativa.

18.15.56.5 – A ancoragem deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indeléveis e bem visíveis:(Inclusão dada pela Portaria SIT 318/2012)

  1. a) razão social do fabricante e o seu CNPJ;(Inclusão dada pela Portaria SIT 318/2012)
  2. b) indicação da carga de 1.500 Kgf;(Inclusão dada pela Portaria SIT 318/2012)
  3. c) material da qual é constituído;(Inclusão dada pela Portaria SIT 318/2012)
  4. d) número de fabricação/série.(Inclusão dada pela Portaria SIT 318/2012)

Quando o barato sai caro…

Em nossas experiências no ramo já nos deparamos com pontos de ancoragem instalados de maneira a colocar em risco a vida dos trabalhadores, abaixo a lista do que deve se atentar nas instalações.

Conheça os nossos serviços.

Situação 1: Pontos de ancoragem distantes demais um dos outros.

Risco: Por norma deve se trabalhar com duas cordas independentes sendo uma de trabalho e outra de backup, e para diminuir os custos de instalação algumas empresas instalam os pontos de ancoragem com distancias superiores a 2 metros cada ponto, isso pode causar balanço em caso de ruptura da corda de trabalho. Além disso a dificuldade de instalação das duas cordas ou cabo fica extremamente difícil.

Situação 2: Pontos de ancoragem instalados em blocos de concreto

Risco: Geralmente pontos de ancoragem são instalados em platibandas de concreto, porém é possível se deparar com pontos instalados em blocos de concreto que não garantem resistência alguma. Se instalado em bloco de concreto a força de ruptura de um ponto chega até 700 kgf, porém o mínimo necessário é de 1.500 kgf.

Exija o teste das ancoragens, e que sejam instaladas em concreto massivo: vigas, pilares, etc.

Situação 3: Pontos de ancoragem feitos com vergalhões

Risco: Vergalhões não são devidamente testados ou destinados para ancoragem de pessoas, além de não atender a NR18 eles podem colocar em risco a vida e segurança dos colaboradores.

Situação 4: Pontos de ancoragem de difícil acesso

Risco: Quando o trabalhador irá montar o sistema de acesso ele já deve estar 100% seguro e conectado para inibir riscos de quedas, já nos deparamos com pontos de ancoragem em locais de difícil acesso, onde para chegar aos pontos de ancoragem colocava o trabalhador em alto risco.

Segurança é coisa séria, opte pela VIDA!

Conte com a ATLAS SAFE. E para maiores dúvidas entre em contato! 😉
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Rolar para cima