Linhas de Vida em Taludes

Linha de Vida Talude

Linha de Vida em Taludes: Tudo que você precisa saber

Linha de vida em taludes são um assunto muito peculiar, pois alguns consideram trabalho em altura e outros não, mas o que categoriza o trabalho em taludes sendo em altura quando se pensarmos que o trabalhador está no chão e com apoios sobre os pés (solo)?

Os taludes tem diversas angulações e características em seu formato e quando eles tem angulações acima de 80º ou 90º podemos considerar como um trabalho em altura já que o trabalhador ao realizar o acesso para o corte da grama estará praticamente pendurado em algum sistema de linha de vida (sistema de proteção contra quedas).

O tema ainda é muito discutido entre os especialistas já que é difícil essa categorização de taludes como trabalho em altura ou não, e se ele se encaixa nos requisitos da NR35 – Trabalho em Altura.

Independente do resultado desse tema e da categorização do talude, o que devemos garantir aos trabalhadores é a segurança e é por isso que hoje sistemas de linhas de vida fixas, linhas de vida móveis, pontos de ancoragem ou ancoragens removíveis são as melhores soluções para trabalhos em taludes.

Riscos em Trabalhos em Taludes

Os riscos nos taludes são muitos independente a sua inclinação, mas é ela que irá definir o grau de risco que estará exposto o colaborador. Abaixo vamos aos riscos para cada tipo de ângulo de inclinação do talude:

  • Taludes com inclinação de 0 – 20º:  Apresentam os riscos evidentes como cortes com o roçadeira, animais peçonhentos, etc. Esses não necessitam de linhas de vida ou pontos de ancoragem.

Talude pouca inclinação

  • Taludes com inclinação de 30 – 80º: Além do riscos evidentes, apresentam riscos de quedas e deslizamento do colaborador, queda esta que não se categoriza em altura e sim um escorregão que poderá levar o colaborador a rolar “barranco abaixo”.  Por mais que não sejam categorizados com trabalho em altura o uso de linhas de vida, pontos de ancoragem ou acessos com cordas se faz necessário para garantirmos a segurança dos colaboradores.

Talude média inclinação

 
  • Taludes com inclinação de acima de 80º: Além dos riscos evidentes, esses são os taludes com maior risco de quedas e para nós da ATLAS SAFE esses são categorizados sim como trabalho em altura já que o apoio do colaborador praticamente não é eficaz e em caso de queda ele poderá cair de uma grande altura a depender da largura, ou melhor, altura deste talude. Dependendo da angulação tais atividades devem ser feitas até por um profissional habilitado em treinamento de Alpinismo Industrial, podendo ter formação IRATA, ABENDI ou ANEAC.Talude inclinado

Vemos assim que o uso de linhas de vida fixas, linhas de vida móveis ou pontos de ancoragem se faz necessário na maioria dos taludes é por isso que é preciso decidir qual a melhor solução poderá atender o seu local de trabalho, para isso vamos falar agora sobre os tipos de linhas de vida possíveis de ser instalados em taludes para atender sua necessidade.

Tipos de soluções de linhas de vida para Taludes

Linhas de Vida Fixas: As linhas de vida fixas são categorizadas como Dispositivos tipo C na NBR16325-2, elas são compostas por pontos de ancoragem certificados, cabos de aço, interfaces (postes), grampos, sapatilhas e quando necessário absorvedores de energia.

As linhas de vida fixas podem ser fixadas apenas com olhal de ancoragem instalado em uma base de concreto a ser construída na crista do talude ou até mesmo com postes metálicos ou concreto que facilitam a operação. Quando se é possível usar das estruturas existentes do local elas podem ser fixadas em concreto (pilares ou vigas) ou em estrutura metálicas.  Sendo necessário instalar o cabo de aço nesses olhais para fácil mobilidade do trabalhador.

Sempre devem atender aos requisitos da NBR16325 e NR35 Anexo II.

Linhas de Vida Móveis: As linhas de vida móveis são categorizadas como Dispositivos tipo A e tipo B na NBR16325-1, elas são compostas por pontos de ancoragem certificados, anéis de fita, cordas, mosquetões, etc.

As linhas de vida móveis podem ser fixadas apenas com olhal de ancoragem instalado em uma base de concreto a ser construída na crista do talude ou até mesmo com postes metálicos ou concreto que facilitam a operação. Nesses olhais de ancoragem deve ser realizado a montagem com sistema de cordas seguindo técnicas de trabalhos em altura para montagem da linha de vida provisória ou móvel.

Muitas vezes é possível também instalar essas linhas de vida móveis diretamente em estruturas existentes, podendo ser vigas metálicas ou de concreto, etc. Porém deve se atentar a resistência estrutural do local onde se está instalando e utilizar-se técnicas de equalização de ancoragem diminuindo assim as forças exercidas em caso de queda.

Para montagem de linhas de vida móveis, é importante saber sobre os embasamentos do sistema. Conheça mais em outro artigo nosso, clicando aqui.

Sempre devem atender aos requisitos da NBR16325 e NR35 Anexo II.

linha de vida móvel talude

Ancoragens removíveis: Conhecida também como Dispositivos tipo B (transportáveis / móveis) na NBR16325, o sistema de Ancoragem Removivel (Made in EUA) para taludes garante segurança nas atividades e o melhor custo benefício, com ele é possível construir apenas as bases de concreto com furos, não sendo necessário nenhuma instalação fixa.

A ancoragem removivel é um componente para montagem das linhas de vida provisórias ou móveis, porém apresenta diversas vantagens para atender taludes de grandes comprimentos que podem vir a ficar caríssimo.

VANTAGENS DO SISTEMA REMOVÍVEL:

  • Não precisa de inspeção anual do sistema a cada 12 meses;
  • Não tem custo de manutenção;
  • A construção é discreta, sendo feito apenas a base de concreto;
  • Fácil controle de acesso a atividade;
  • Custo baixo para taludes de grandes comprimentos;
  • Tecnologia americana;
  • Possível usar as ancoragens transportáveis em qualquer outro local;

Com apenas 02 ancoragens transportáveis é possível abrir duas frentes de trabalhos e em quantos metros de linha de vida precisar.

Veja como funciona a ancoragem em vídeo nosso do Youtube:

Ancoragem Removível

Ancoragem Removível

Todo trabalho em taludes devem seguir os parâmetros de segurança e ser realizado a AR (Analise de Riscos) ou APR (Analise Preliminar de Riscos) pelo responsáveis pela atividade e técnico de segurança do trabalho, após realizado devem se seguir todas as ações possíveis afim de inibir quaisquer acidentes do trabalho.

O que vale se atentar é que independente da solução escolhida para atender sua necessidade é importante que se procure uma empresa especializada e que atende as normas vigentes aplicadas – NBR16325 e NR35. A ATLAS SAFE é uma empresa especialistas em linhas de vida e soluções especiais para trabalhos em altura.

Solicite um orçamento e fale com um dos nossos especialistas. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Rolar para cima