O maior erro dos “Especialistas de Linhas de Vida”: o tal dos 1.500 kgf ou 15 kN

O maior erro do mercado de linhas de vida é a referência base das empresas que se dizem “especialistas de linhas de vida” e todas suas peças contém gravações com 1.500 kgf (15 kN), essa interpretação veem da NR18 que diz a respeito de pontos de ancoragem prediais.

No caso quando temos a NR18 nos dizendo que as ancoragens devem suportar 1.500kgf, esse valor está superdimensionado para situações de carga linear, como por exemplo, nas atividades comuns de acesso por corda e balancim individual tipo cadeirinha.

Mas está muito abaixo do que seria ideal para as ancoragens de uma linha de vida e, pior ainda, não há diferenciação clara para as ancoragens de balancins fachadeiros para múltiplos usuários que, além de serem pesados, podem gerar impactos muito maiores que 1.500kgf.
Conheça os nossos serviços.

Linhas de vida recebem cargas muito maiores no caso de quedas, que podem variar de 1800 até 3000 kgf a depender do sistema instalado.

Fique atento a empresas que fornecem peças com gravações de carga de 1.500 kgf, hoje infelizmente nos deparamos com muitos absorvedores de energia assim e até ponto de ancoragem prediais usados para montagem de linhas de vida.

A norma utilizada para fabricação de peças de linhas de vida é a NBR16325, onde é dada as diretrizes para testes de laboratório, etc.

Não coloque vidas em risco, procure um especialista.

Conte com a ATLAS SAFE. Para maiores dúvidas entre em contato! 😉

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Rolar para cima