Testes de Linhas de Vida Flexíveis (NBR16325 – Dispositivos tipo C)

As normas brasileiras de trabalho em altura são todas novas, por mais que já se façam alguns anos desde sua publicação. E sua interpretação se faz errônea por muitas empresas, que acabam colocando em risco a integridade física dos sistemas instalados ao quererem testar as linhas de vida “in loco” em seus clientes.

Você já pensou que jamais se testa um AIRBAG do carro? Se você fizer isso irá estragar o sistema de segurança e talvez ganhar alguns arranhões. Com linhas de vida a situação é a mesma, testes após a instalação das linhas de vida são um grande erro.

Esses testes colocam em risco a integridade física da linha de vida e em caso do teste feito com pessoas, o risco pode ser ainda maior e fatal.

Conheça os nossos serviços.

Quando testado após a instalação, as linhas de vida sofrem cargas que modificam sua integridade inicial, perdendo suas características para garantir a segurança em altura dos trabalhadores.

Os testes de linhas de vida devem ser feitos nas peças e seguindo as orientações da NBR16325, que apresenta diretrizes de testes das peças para garantir a eficácia dos materiais.

Existem laboratórios credenciados pelo IN METRO que fazem tais testes. Por isso jamais faça testes após a instalação, e sim os testes das peças.

Sendo assim tenha cuidado com instaladores que querem testar a Linha de Vida pós instalada na obra. Peça para ver os ensaios e os resultados medidos em laboratório como é solicitado pela NBR 16325 que é referenciada na própria NR35.

  Conte com a Atlas Safe para suas inspeções anuais. Para maiores dúvidas entre em contato! 😉
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Rolar para cima