Outros Serviços
Cada empresa que possui um sistema de linhas de vida ou pontos de ancoragem tem suas particularidades quanto a frequência de uso, intemperes climáticos ou presença de ácidos ou compostos que interferem na integridade física do sistema ao curto ou longo prazo.
Sempre no primeiro ano após a instalação que saberemos do comportamento do sistema em cada empresa. Toda empresa especializada em instalações de linhas de vida sabe que algumas terão até 10 anos de vida útil e outras menos, isso se deve as características e fatores associadas ao uso e condição do local. Vale lembrar que nesse período se faz necessário os devidos reparos, afim de manter a linha de vida funcional. É importante a inspeção das linhas de vida para garantir que o sistema esteja 100% integro, pois é um sistema responsável por salvar vidas. Oxidações, incompatibilidade de materiais, instalações fora de norma, materiais com resistência incompatível com a necessidade, falta de documentações, agressões devido a temperatura, ácidos ou intemperes influenciam para que a linha de vida esteja condenada, podendo trazer sérios danos para aqueles que usam com frequência desse sistema.
O que diz a NBR16325?
Conforme NBR16325-1 e NBR16325-2 pelo menos uma vez a cada 12 meses, cada dispositivo de ancoragem deve ser submetido a uma inspeção periódica, conforme instruções do fabricante. Na aprovação da inspeção, a data da próxima inspeção deve ser marcada na documentação de controle de dispositivo de ancoragem e se possível, esta deve também estar marcada junto ao dispositivo de ancoragem. O dispositivo de ancoragem reprovado para uso deve ser etiquetado para esse efeito até que qualquer ação corretiva ou de remoção deste seja efetivada e registrada.
As inspeções são feitas através de check-list referente a integridade física do sistema e check-list referente ao documental, analisando o atendimento mínimo as normas vigentes aplicáveis (NR35 / NR18 / EN795 / NBR16325).
Diante das inspeções, cada sistema será categorizado em três possibilidades:
APROVADO – Linha de Vida apta a ser utilizada – sem nenhuma patologia em sua integridade física e em conformidade documental com os requisitos mínimos solicitados na NBR16325;
QUARENTENA – Linha de Vida necessitando de pequenos reparos (quando identificado a quarentena, forneceremos o diagnóstico de adequação) – com pequenas patologias que não interferem na sua resistência ou que precisam de atualizações documentais;
REPROVADO – Linha de Vida declinada, deverá ser substituída por uma nova instalação – com patologias que colocam em riscos os fatores de segurança, podendo acontecer o rompimento do sistema, a quebra dos materiais ou estrutura, ou que não obtenha nenhuma documentação comprovando sua funcionalidade.
Conhecido como “Acompanhamento de Resgate” é a contratação de profissionais qualificados e especialistas em resgate em altura e montagem de linhas de vida provisórias, ideal para atividades esporádicas ou de alto risco. É fornecido uma equipe de 02 resgatistas e todos equipamentos móveis (dispositivos tipo B) para montagem das linhas de vida provisórias e também do sistema de resgate. A ATLAS SAFE oferece essas soluções, nosso objetivo é atender com segurança e qualidade. A equipe faz todo acompanhamento integral da obra, agindo para inibir quaisquer riscos.
Responsabilidades de nossa equipe
Ela ficará encarregada de toda parte burocrática, atuará nas operações e estará pronta para atuar em situações emergenciais. Confira algumas ações que nossa equipe estará preparada:
- Preenchimento das documentações obrigatórias (PT/ PET/ AR/ APR)
- Liberações dos trabalhos em altura
- Montagem de linhas de vida provisórias
- Instalação de sistemas de ancoragem
- Montagem de sistema de resgate
- Execução de resgates técnicos
- Fornecimento de todos epc’s para montagem das linhas de vida provisórias;
Sendo uma norma abrangente a NR35 causa muitas dúvidas até em Técnicos de Segurança experientes, é por isso que fornecemos uma Consultoria para Adequação da NR35 de sua empresa. O objetivo é analisar todos os processos da empresa e juntos encontramos a melhor solução para cada tipo de atividade de risco em altura da sua empresa.
Sempre buscamos soluções ou adaptações para não haver a necessidade de trabalhar em altura, mas como algumas vezes isso não é possível nós buscamos soluções viáveis para sua empresa, seja com soluções para instalações de linhas de vida ou até mesmo instalação de guarda corpos, etc.
Após a vistoria e conhecimento das atividades de sua empresa, emitimos um documento com todas as necessidades para adequação na NR35 tanto em relação a instalações necessárias bem como para processos documentais (liberações, check lists, etc).
Conte com quem conhece do assunto, ATLAS SAFE.